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Data em Posts: Ajuda ou Prejudica?
Postado por Cassiano Travareli na categoria Blog
[19] Comentarios
Eu sempre acompanho um blog chamado Wolf-Howl pertencente a um dos maiores nomes do SEO, o Michael Gray conhecido como GrayWolf. E reparei que os posts deles não utilizavam data, ou seja, você não sabia quando tinha sido postado aquele artigo.
Então hoje no twitter ele soltou um tweet dizendo:
My testing shows once posts show date more than 6 months old traffic drops off drastically
Que significa que com os testes que ele realizou em posts com data com mais de 6 meses mostraram que o tráfego caiu muito.
Então começa a discussão!
Colocar data nos posts é algo que faz com que o usuário fique satisfeito, isso é fato, a maioria das pessoas gostaria de saber exatamente quando foi publicado aquela notícia, se o que ele está lendo é realmente atual.
Porém quando você utiliza data em seus posts, o senhor Google, utiliza-se dessa data para exibir juntamente com a descrição em sua interface, ou seja, você perde alguns caracteres de descrição e ainda fica com a data estampada na frente do resultado.
Isso é bom?
O caso do Graywolf mostra o que intuitivamente poderemos perceber, pensando sobre uma busca no Google sobre qualquer palavra chave, uma pessoa encontra um resultado de um site seu, e se a data é de muito tempo atrás, por que a pessoa clicaria? As pessoas buscam por coisas atuais, as pessoas querem saber o assunto relacionado com quão recente é aquela informação. Claro que falo aqui muito de maneira genérica, pois existem casos e mais casos diferentes, mas o que quero ilustar é que realmente a tendência seria a pessoa não clicar naquele resultado, e talvez procurar por um resultado mais recente.
Eu parei para analisar em um site que trabalho sobre um post de 2008, que aparece muito bem nos resultados de busca, e realmente o CTR dele é bastante baixo. Ele utiliza data em seu corpo, e é exibido essa data no snippet. Não posso concluir nada com isso, mas irei retirar a data e fazer testes, quando tiver tempo..
Mas daí chegamos na seguinte questão, Se está reduzindo o seu CTR, o ideal seria tirar a data #8230;.mas se tirar a data o usuário fica insatisfeito #8230;então o que fazer?
Uma idéia interessante seria utilizar javascript ou outro tipo de programação para impressão em forma de imagem, iframe, etc o que for #8230;ou seja, maneiras de exibir a data para o usuário, porém esconde-las para as ferramentas de busca. Essa é uma discussão que eu tinha entrado com o Flávio Raimundo há algum tempo atrás.
Na minha opinião isso é uma prática legal, não vejo mal, porém outros começarão a levantar diferentes hipóteses sobre o assunto.
Outro caso ainda quanto a data, é que mesmo com a data antiga sendo exibida em forma de script, o post antigo acaba talvez perdendo impacto, por exemplo, se você manda no twitter um post antigo, muitos acabam entrando, e se não tem data, eles podem chegar a comentar por lá e por ae vai. Porém se as pessoas vêem que o post é antigo isso pode causar aquele sentimento de “ah não que post velho, não vou comentar nele”, e assim você perder um conteúdo gerado por usuário.
Existem ainda datas de comentários onde o Google poderia ainda usar para exibir nos snippets, o que poderia ser uma opção remove-las ou usar scripts também.
A idéia desse artigo não é defender data em posts, ou defender que você saia tirando as datas de seu site, é apenas mostrar alguns pontos diferentes sobre o assunto.
É uma discussão bem interessante que pode ter diferentes pontos de vista, e realmente me abriu a cabeça para fazer testes mais avançados em cima dessa informação.
O Fábio Ricotta sugeriu no twitter utilizar segmentos avançados no Google Analytics para fazer tracking de eventuais mudanças.
O negócio é testar e ver o que encaixa melhor para seu nicho, para seu mercado.
Desculpe os erros de português ou concordância, mas o post foi escrito em 25 mins
Evolução do Google | E o Trabalho de SEO?
Postado por wagner na categoria Google
[4] Comentarios
Lembram como eram os resultados do Google antingamente? Apenas resultados ordenados, contendo titles, descriptions e urls em sua interface? Pois é, O Google está em constante evolução e cada vez mais notamos diversas mudanças em sua interface.
O Google passou a exibir vídeos, imagens, blog posts, resultados de tempo real do Twitter, notícias e tudo mais em sua interface dando origem a chamada busca universal.
O Google começou a sugerir o que era mais comum para cada consulta que você começava a digitar, o chamado Google Suggest integrado na sua interface.
Após realizarmos alguma busca, nos deparamos com uma nova interface, onde tinhamos diversos filtros e opções do nosso lado esquerdo.
Você não precisaria mais apertar o botão buscar para realizar uma busca, o Google já começa a mostrar os resultados de busca a cada termo/palavra que começamos a digitar, o famoso Google Instant.
Nas snippets nos resultados começamos a observar reviews, informações adicionais que iam alem dos dados básicos exibidos antigamente, os chamados Rich snippets, que recentemente incorporou a websites de ecommerce.
As buscas locais sofreram grande impacto com o Google Maps aparecendo dentro dos resultados de busca, agora cada vez mais a localidade de um site é um fator determinante para seu bom posicionamento.
E o Google agora testa exibir uma prévia do design de um website em sua própria interface.
Existem muitas outras mudanças sendo feitas além dessas citadas.
Mas onde eu gostaria de chegar com esse artigo?
O ponto importante de tudo é que surgem artigos falando que o SEO morreu, que o próprio Google está matando o trabalho de SEO, e por ae vai. Esqueça esse tipo de informação, isso é radicalismo por parte de quem quer gerar BUZZ. SEO evolui, e evolui muito. Quem trabalha na área de Search deve estar atento a todas essas mudanças e buscar cada vez mais como tirar proveito de cada uma delas. SEO é o conjunto de técnicas e habilidades que visam o melhor posicionamento de seu website, e isso independe das mudanças do Google, um trabalho bem organizado consegue ter um bom desempenho independente das inovações que apareçam. Algumas adaptações ás vezes podem ser necessárias para usufruir melhor de uma mudança, mas a consistencia em um trabalho de SEO é que determinará o sucesso de seu website pelos próximos longos anos.
Sobre Wagner Leite: Wagner morou nos Estados Unidos por mais de 8 anos onde trabalhou em diversos setores relacionados a agentes e brokers. Atualmente mora no Brasil e é responsável pelo projeto do website Imobiliárias em Camboriú além de outras imobiliárias em diversas outras regiões do Brasil.
Teste de Indexação para Multiplos Links
Postado por duduseo na categoria SEO
[31] Comentarios
Olá pessoal, este é meu primeiro post aqui na Brasil SEO e vou começar apresentando um teste muito interessante que fiz recentemente.
Todos nós, quando começamos nossos estudos em SEO aprendemos uma das coisas mais importantes dentro de um projeto é o linkbuilding. E dentro deste aprendizado descobrimos que não adianta conseguir vários backlinks apontando para a mesma URL, pois o Google considera somente o primeiro. Vou confessar que quando descobri isso fiquei muito triste com o Google. Mas será que existe uma forma de fazer com que o Google considere os demais backlinks que apontam para a mesma URL? Será que é possível passar juice mesmo no segundo ou terceiro backlink?
Através do teste apresentado abaixo vamos ver que além de ser possível é muito simples, aplicando apenas alguns conceitos que todos já conhecemos bem.
Objetivo do teste
O objetivo do teste é mostrar que através da incrível tecnologia de redirecionamento 301 o Google considera os demais links, transferindo assim o peso do texto âncora para a url destino do redirecionamento.
O teste
O primeiro ponto do teste foi identificar uma keyword que ainda não apresentava nenhum conteúdo indexado pelo Google, conforme mostrado na figura abaixo a keyword escolhida foi zdkanjrbkuktre:
Com a keyword definida o próximo passo foi inserir os links em um domínio teste. Para isso utilizei o domínio http://www.nanunikokoritu-w3mark.com.br. Foram inseridos dois links com palavras chave diferentes. O primeiro link apontando diretamente para o site e o segundo link apontando indiretamente para o site, através de um redirecionamento 301 feito pelo migre.me contendo a palavra chave escolhida.
Uma coisa importante a ressaltar é o fato de que o site para o qual os backlinks estão apontando não possui a keyword mencionada em nenhum momento dentro de seu conteúdo, desta forma o único peso seria transferido pelo backlink recebido.
Através da imagem abaixo podemos ver que ao indexar o meu site, o Google bot seguiu os dois links passando juice também para o segundo link.
Uma coisa interessante a se notar é o fato de que o Google considerou o meu site mais relevante para a palavra chave do que o site que recebeu os backlinks. Acredito que isso aconteceu devido ao fato de o site referenciado pelo link não possui a keyword em seu conteúdo. Isso mostra a importância de trabalhar a keyword também no conteúdo do seu site e não só na ancora dos backlinks.
Conclusão
O teste mostra que através de um redirecionamento 301 é possível conseguir vários backlinks apontando indiretamente para uma mesma URL, passando relevância para diversas palavras chave.
Esta técnica poderia ser utilizada para conseguir mais backlinks a partir de sites de autoridade, ou até mesmo na linkagem interna de seu site.
Acredito que neste momento vocês já estão pensando mil maneiras de tirar proveito deste recurso, alguém quer compartilhar?
Sobre o Dudu
Começou sua carreira na informática como programador web, participando em grandes projetos. Após conhecer o marketing de busca e passar alguns anos estudando resolveu migrar definitivamente para área de Search. Apaixonado pelo que faz, atua como Diretor de Search da Impactar #8211; Agência Digital coordenando projetos de SEO.
Twitter: @DuduDoSEO
UAISEO 2.0 #8211; SEO Volta para Minas Gerais
Postado por Anderson Lopes na categoria Geral
1 Comentario
Você se lembra do UAISEO em Juiz de Fora? Foi um evento muito bom de SEO com muita abordagem prática. Bom eu só tenho uma reclamação para fazer do evento, foi muito rápido.
Acredito que muita gente também percebeu isso, apenas 1 dia para falar de SEO é pouca coisa, é por isso que na nova edição, o Uai SEO vem com 2 dias de evento. Serão 14 palestrantes abordando temas como link building, google analytics, conteúdo interno, análise de concorrentes, google local, dentre outros.
O evento acontece dias 25 e 26 de setembro no Teatro da UNIBH Campus Diamantina em Belo Horizonte #8211; MG. Se você por algum motivo não puder participar dos 2 dias, é oferecida ainda inscrição para um único dia. Existe ainda um desconto para inscrições até o dia 20/set, portanto CORRAM! Para se inscrever clique aqui.
É isso ai pessoal, até a próxima.
Entrevista com Marilson Campos, Lider do Projeto do Cadê
Postado por Anderson Lopes na categoria Geral
1 Comentario
Olá pessoal, hoje venho com um post um pouco diferente do que estamos acostumados por aqui. Trata-se de uma entrevista com Marilson Campos. Ele foi lider do projeto do Cadê em 1998 e hoje é CTO do Whojini (uma espécie de rede social com um diferencial bem interessante). A entrevista foi concedida ao site BayBrazil, um site que traz entrevistas com brasileiros que vivem na #8220;Bay Area #8221; nos Estados Unidos.
A entrevista aborda o site Whojini e seu serviço, aspectos sobre a privacidade em redes sociais e fala um pouco sobre a trajetória de Marilson. Eu estou publicando apenas a parte que fala sobre redes sociais. A versão completa em inglês pode ser acessada no site do BayBrazil. Sabemos da importância das redes sociais para SEO. Espero que gostem.
BayBrazil: O que é o Whojini?
Marilson Campos: Whojini é um serviço que permite que você solicite, armazene e procure informações de pessoas que você conhece e confia. Nós usamos as redes sociais (Facebook) e os grupos de e-mail (grupos Yahoo, etc) para propagarmos as solicitações aos amigos e aos amigos de amigos.
Redes Sociais são boas para a publicação de informações, mas elas não são projetadas para organizar e recuperar conhecimento. É aí que vem o Whojini.
BayBrazil: Vocês estão em versão beta. Como os usuários tem reagido até agora?
Marilson Campos: Nós lançamos uma versão inicial e testamos nosso produto com um grupo selecionado de cerca de mil usuários. O feedback tem sido muito bom, mas muitos usuários querem algumas características que nós não oferecemos ainda. Estamos em processo de conclusão desta lista de desejos antes de começar a promoção com força total.
BayBrazil: Qual é o modelo de negócio Whojini?
Marilson Campos: Nosso modelo é baseado na entrega de anúncios on-line de alto valor. Ao armazenar informações sobre as necessidades dos usuários e a necessidade de seus amigos, podemos descobrir que tipos de produtos e serviços seriam mais relevantes para cada usuário e oferecer anúncios mais relevantes para eles. Com os anúncios mais relevantes, podemos oferecer um melhor retorno sobre o investimento para os anunciantes. Existe uma empresa chamada Aardvark, recentemente adquirida pelo Google, que também usa algumas das mesmas idéias que estamos focando.
BayBrazil: Assim sendo, empresas privadas poderão usar Whojini para impulsionar seu mercado de mídia social?
Marilson Campos: Sim, as empresas podem criar campanhas de marketing que usarão o conhecimento armazenado em Whojini.
BayBrazil: Quanto tráfego você espera gerar em países como o Brasil?
Marilson Campos: Temos que estar perto de nossos usuários, a fim de descobrir suas necessidades. É por isso que nós começamos localmente primeiro. Após esta fase inicial de lançamento do produto, planejamos usar parceiros locais no Brasil para testar o produto lá.
BayBrazil: Privacidade na internet é uma preocupação mundial crescente. Qual o impacto disso nas redes sociais?
Marilson Campos: Uma das empresas que eu trabalhei no passado estava lançando um componente social de seus produtos em 17 países. Foi um pesadelo. Você tem que perceber que com as redes sociais qualquer usuário poderá ter um conjunto diferente de opções de como controlar sua privacidade dependendo de onde eles estão localizados. A complexidade surge quando qualquer interação entre dois usuários deve levar em consideração ambas políticas.
Outro problema é educar os usuários sobre o que não deve ser publicado. Um amigo meu, advogado corporativo, disse-me que a primeira coisa que ele recomenda aos seus clientes é remover toda a informação postada no Facebook.
Eu acredito que o poder das redes sociais é visível nas centenas de aplicações em que as redes são habilitadas. Uma parte substancial destes serviços vai acabar, mas alguns continuarão a prosperar e vão tornar-se plataformas. A idéia é que os usuários não querem pertencer a 20 diferentes redes.
O LinkedIn, por exemplo, tem sido capaz de manter uma grande parte da rede de negócios, enquanto o Facebook adquiriu mais as relações pessoais.
A pergunta é #8220;Como posso evitar que minha avó seja bombardeada com mensagens de meus amigos profissionais #8221;. Esta é apenas uma dimensão do problema.
Como as redes sociais continuam a crescer sem fronteiras, será natural o aparecimento de normas internacionais de privacidade.
Search Labs #8211; O Maior Evento de SEO do Brasil
Postado por Cassiano Travareli na categoria Geral
[7] Comentarios
O Search Labs promete ser o maior evento de SEO já realizado aqui no Brasil. Ele conta com a presença de grandes nomes do mercado nacional e internacional na área.
O evento será realizado no dia 28/29 de julho de 2010 no hotel Renaissance em São Paulo. Serão 3 salas simultâneas e quase 40 sessões durante os 2 dias de evento.
Teremos a presença de Vanessa Fox, a idealizadora do Google Webmaster Central, e atualmente trabalhando na Nine by Blue, uma das pessoas mais influentes no mercado internacional de Search, e que constantemente colabora com a comunidade postando excelentes e detalhados artigos sobre acontecimentos novos na área. Tive a oportunidade de assistir palestras dela fora do Brasil, e realmente foi muito interessante os pontos de vista por ela abordado.
Teremos Todd Malicoat, que na minha humilde opinião é um dos caras com maior conhecimento de SEO que já ouvi falar. Já presenciei duas palestras dele fora do Brasil, e o cara arrebentou, talvez as melhores apresentações de SEO que já assisti. É bom ficar atento sem piscar para poder tomar nota das dicas que o cara mostra. É a palestra que mais quero assistir no evento.
Teremos Pedro Dias e Ariel, os caras responsáveis pela qualidade da busca do Google aqui no Brasil combatendo os temíveis vilões black haters. Aposto que ambas palestras serão muito interessantes e ajudarão a toda a comunidade a seguir o caminho correto para ter resultados positivos no Google. Fora a oportunidade de bater um papo com eles, realmente um grande ponto positivo para o evento.
Teremos também outros excelentes nomes do mercado internacional como Greg Sterling, Sara Holoubek, Melanie Mitchell, Gillian Muessig (A SEOMOM, mãe do Rand Fishkin e presidente do SEOMoz) entre vários outros, e do mercado nacional teremos outras grandes apresentações de Fábio Ricotta, Flávio Raimundo, Tiago Doc Luz, Guanabara, Guga Alves, Alexandre Kavinski, Leonardo Naressi, Willie Taminato, Ruy Carneiro, Alex Pelati, Paulo Rodrigo Teixeira, entre outros diversos nomes importantes do mercado.
Eu estarei por lá também falando de Link Building, e estou organizando uma apresentação para deixar todo mundo satisfeito, tomem nota, vou dar dicas interessantes por lá.
É um evento obrigatório para todos da área de Search, seguindo moldes de grandes eventos internacionais como Pubcon e realmente é um prato cheio de informação.
Não deixe de comparecer ao evento, e aproveite para o networking e oportunidades conversando com os palestrantes e participantes do Search Labs.
Para ter 20% de desconto utilize o seguinte código promocional na compra do ingresso:
sl2010brasilseo
Visite o Site do Search Labs e faça já sua inscrição!
Encontro vocês por lá! Abraço Pessoal
Para maiores informações sobre os palestrantes, clique aqui.li
Para ver a programação do evento, clique aqui.li
CTR como Fator de Rankeamento?
Postado por Cassiano Travareli na categoria SEO
[29] Comentarios
Olá leitores do Brasil SEO, estou de volta com mais um artigo, e hoje a discussão será em cima de CTR ser ou não ser um fator de rankeamento.
O que é CTR?
Para explicar de maneira simples o que é CTR (Click-through rate) irei dar um exemplo fictício. Consideremos que a busca por “cadeiras para escritório” teve 4000 impressões nos resultados de busca e que 500 pessoas clicaram em seu website a partir dessa consulta. Nesse caso dividimos o numero de visitas pelo número de impressões, ou seja, 500/4000 = 0,125. Multiplicamos por 100 para obter a resposta em porcentagem e temos que o CTR desse site para a consulta “cadeiras de escritório” é igual a 12,5%. Portanto, podemos dizer que o CTR significa a taxa de cliques em seu site para determinada consulta, calculado pela fórmula:
CTR = (Número de Clicks / Número de Impressões) x 100
PS: Eu usei o vezes 100 para ilustrar a resposta em porcentagem e para facilitar a visualizar o valor real
Que fatores podem alterar meu CTR?
Vamos considerar os resultados de uma busca dentro da interface do Google. Quais são os fatores que um webmaster tem em seu controle para fazer modificações e conseguir atrair mais visitantes?
Obviamente que o fator mais importante acaba sendo a posição que o site encontra-se no resultado da busca, quanto melhor posicionado o seu site tende a ter mais visitas. Nesse fator é muito importante o trabalho de SEO de um site para ter uma melhor posição, e nem cabe ao assunto da discussão proposta.
Vamos falar nos fatores que o webmaster tem o poder direto de alterar para tentar atrair aquele visitante que fez uma consulta no Google, fato que, pode ser um diferencial e “roubar” visitas de um website que esteja em uma posição melhor nas SERPs. Esses fatores são basicamente constituídos de Titulo, Descrição e URL.
Título – É um dos elementos mais importantes dentro de uma página. Ele é a porta de entrada para os usuários e um elemento de muito peso quando falamos em otimização. Um título deve SEMPRE conter sua palavra chave principal trabalhada naquela página, e também outros elementos como um CALL To Action, o nome da empresa, uma palavra chave secundária, e por ae vai, não irei entrar nos méritos das diversas maneiras de se criar um título. O Título de uma página é uma métrica utilizada pelo Google para rankeamento, podemos mudar apenas os títulos das páginas e perceber algumas vezes mudanças de posições nas SERPs, ou seja, é uma métrica que isolada, consegue-se perceber facilmente a sua influencia e força de atuação para os rankings.
Descrição – Criada a partir de uma meta tag description ou através de uma parte do conteúdo da própria página. A meta tag description não está relacionada diretamente com rakeamento, mas nem por isso não deixa de ter sua extrema importância para atrair visitas para um site. Minha dica para meta description é você fazer um balanço entre a utilização de algumas palavras chaves juntamente com um resumo do que o usuário encontrará em sua página, finalizando com uma chamada convidativa para o usuário visitar seu site. Existem diversas maneiras de se criar uma descrição interessante, e o ideal é fazer diferentes testes com descrições diferentes e acompanhar como ficará o CTR da página para cada teste.
URL- A url da página possui certa importância quando falamos em rankeamento, e além disso para o usuário é muito mais interessantes ver uma url assim:
/cadeiras-para-escritorio/
Do que uma url assim:
?category=2 #038;product=47
Existem ainda outros fatores como reviews e outras novas informações que o Google está começando a exibir nos snippets, que podem influenciar um click.
Bom, mas então, depois de tanto BLA BLA BLA onde você quer chegar?
Eu estive falando sobre elementos que podem exercer a influência de um usuário para clicar em seu site ao invés de um concorrente, aumentando assim seu CTR, porém esse aumento de CTR é uma métrica de Rankeamento? Bom a resposta direta é simples:
NÃO!
CTR é facilmente manipulável, você pode pagar pessoas para ficar clicando em seus resultados, você pode criar programinhas que fazem clicks automáticos e por aí vai #8230;.ou seja CTR não é uma métrica isolada para o rankeamento.
Ah então não preciso me preocupar com isso, certo?
ERRADO ao quadrado!
A análise em cima do CTR é de extrema importância por 2 motivos básicos.
1- Pense no usuário, você tem que pensar em tráfego e não em rankings nesse caso, pense em como você conseguirá mais pessoas entrando em sua loja, pense em como se diferenciar dos caras em cima de você nas SERPS, pense que aquele usuário pode entrar na sua loja ao invés do concorrente, então quando falamos em CTR é fundamental fazer testes e mais testes de snippets para conseguir atrair mais visitas. E o Google Webmaster Tools possui uma excelente área de análise para isso.
2- CTR não é uma métrica direta para o rankeamento, porém vamos pensar amplamente em visibilidade. Quanto mais pessoas visitam seu site, quanto mais pessoas consegue trazer e exibir seu conteúdo, mais chance de ser referenciado você tem, ou seja, melhorando o CTR terá mais visitas, e se tem mais visitas, a chance de ser referenciado, indicado, mencionado aumenta muito.
Conclusão:
Concentre o seu trabalho na conversão de usuários na interface do Google (aqui tem uma excelente apresentação do Flávio Raimundo sobre o assunto) , pensando em aumento de tráfego e não em rankings. CTR não é uma métrica direta para rankeamento, ou seja, não adianta pedir para sua mãe, tia, irmã e vó clicarem o dia inteiro no seu site, isso não trará resultado algum. Mas lembre-se que qualquer meio que você utiliza para atrair novos usuários para seu site, faz com que aumente as suas chances de ser referenciado, e isso sim, pode influenciar no ranking. Apenas lembrando que esse é meu ponto de vista baseado em minhas experiências e análises, mas existem diferentes frentes no mercado que podem discordar ou concordar #8230;. mas é ae que as coisas ficam interessantes, pois esse é um mercado aberto para diferentes opiniões
Conectando Dados do Webmaster Tools com Analytics e AdWords
Postado por Koki Mourao na categoria Ferramentas de SEO , Google Adwords , Google Analytics , Links Patrocinados
[8] Comentarios
Disclaimers:
Observei uma pequena discrepância nos números de visitas entre o Webmaster Tools e o Analytics;
Para funcionar é fundamental se pesquisar utilizando sempre o mesmo período de tempo;
Escolhi apenas 10 palavras-chave para exemplificar o processo;
Não posso divulgar as palavras-chave para proteger os interesses deste cliente em particular;
Desculpas pelo excesso de termos em Inglês, cheguei a uma semana e prometo melhorar.
Recentemente vimos ótimas atualizações feitas pela Google ao Webmaster Tools e gostaria de descrever abaixo uma forma em que eu utilizo estas novas informações a fim de optimizar ainda mais a seleção de palavras-chave, e mostrar como nem sempre a palavra-chave mais clicada é necessariamente a mais lucrativa.
Tenho que apresentar resultados, e apesar da quantidade de cliques ter importância, o tal to ROI sempre fala mais alto.
Na ilustração abaixo, vemos parte da nova interface, onde é possível ver dados por query (termo utilizado na busca), quantas impressões o termo teve em determinado período de tempo e quantas vezes cada termo foi clicado.  Isto é, sem duvida nenhuma, uma grande melhora na qualidade das informações fornecidas.
Uma das minhas maiores frustrações é que o webmaster tools não conecta diretamente com o Analytics e/ou AdWords da mesma forma com que estes 2 (Analytics e AdWords) se conectam. Logo, temos um pouquinho de trabalho braçal no Excel pela frente se quisermos conectar os dados oferecidos pelos 3 serviços.
No Webmaster Tools posso organizar a lista por: Impressões, Cliques e CTR% (Clickthrough Rate) e em cada caso a minha lista muda um pouco afinal nem sempre o termo que aparece mais e o mais clicado. Abaixo, 10 termos (palavras-chave) por ordem de:
Cliques
Impressões
CTR% (% de quantos cliques dentro do universo total de impressões)
Note, por exemplo, que a palavra chave mais clicada não tem necessariamente o melhor CTR, e a com mais impressões também não e necessariamente a mais clicada.
Tudo isso é ótimo, porem eu quero (e preciso de mais), então vou conectar #8220;na marra #8221; os dados do Webmaster Tools com o Analytics e AdWords e descobrir qual de fato é a mais importante.
Tenho muito mais interesse em saber que palavras-chave me trazem melhor retorno financeiro do que simplesmente cliques. Da mesma forma com que nem sempre a mais vista é a mais clicada, nem sempre a mais clicada vende mais #8230;
Através de gols, E-commerce e conversões temos a oportunidade de ver que palavras-chave são as mais rentáveis No Analytics com os #8220;Custom Reports #8221; (Relatórios Personalisados) posso ver:
Que termos orgânicos provenientes do Google geraram mais goals..
#8230; e também que termos geraram vendas e quanto dinheiro foi obtido através destas vendas #8230;
é possível se associar um valor financeiro para cada gol e, através da implementação de e-commerce tracking, passar o valor exato de cada venda no momento da conversão.
No analytics podemos também:
1- Selecionar o mesmo período de tempo utilizado nos reports do Webmaster Tools;
2- Navegar para #8211; gt; Traffic Sources gt; Search Engines gt; Google gt; non-paid
3- Clicar nas tabs de Goals e de E-commerce
Agora é possível pegar os dados das mesmas top 10 palavras-chave utilizada nos reports to Webmaster Tools #8230;
Somo à minha lista no Excel dados dos termos que trouxeram mais gols e dinheiro em que as visitas vieram do Google (não PPC).
Isso, junto com os novos dados fornecidos pelo Webmaster Tools, me permite associar as informações e somar novas colunas a minha planilha:
Veja só que interessante, o termo mais lucrativo, não foi o mais clicado, nem o com mais impressões ou CTR #8230; Foi a humilde #8220;Keyword 06 #8243; que teve apenas 140 cliques (de acordo com o webmaster tools) ou 188 cliques (de acordo com o Analytics) e gerou U$ 770.00 dólares
Esta palavra-chave me trouxe entre quatro e cinco dólares e meio por clique! Se eu estiver pagando menos do que isso no PPC maravilha, se for trafego orgânico então fantástico!
Espero que tenham gostado.
Koki
Nascido em Nova Iorque, EUA, formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela PUC-Rio. Trabalha com produção web nos EUA desde que se formou em 1997. Designer, programador e profissional de marketing já trabalhou em projetos com a Microsoft, AOL, SEBRAE-SP e Starwood Hotels. Sempre curioso e atualizado, faz questão de entender todas as etapas no processo de criação de um website. Atualmente trabalha em Miami como SEM e Head Affiliate Manager na FlexOffers.com #8211; uma rede de affiliate marketing.
Google Webmaster Tools: Novas Funcionalidades
Postado por Fabíola Faria na categoria Ferramentas de SEO
[7] Comentarios
Olá leitores do BrasilSEO, recentemente tivemos boas notícias oferecidas em detalhe por Jonathan Simon, Analista de Tendências Webmaster no Blog do Google. Estas se referem às novas funcionalidades nas consultas de pesquisa padrão do Google Webmaster Tools que agora está muito mais completa em informações para cada consulta realizada.
Além do novo nome, “Consultas de Pesquisa” podemos notar que foram adicionadas novas e ótimas atualizações que nos deixará mais tempo vidrados nas páginas de consultas do Google Webmaster Tools. Confira estas mudanças.
Antes as informações fornecidas eram apenas sobre a posição média que as páginas do site ocupavam para uma consulta concreta nos resultados de busca.  Agora podemos clicar em uma pesquisa específica e encontrar o relatório de buscas frequentes com informações detalhadas sobre o número de impressões e cliques de cada uma das posições que ocupam as páginas do seu site nos resultados de busca associados a essa consulta. Na página visualizada podemos encontrar os seguintes campos:
Impressões: número de vezes que as páginas do seu site apareceu  nos resultados de pesquisa da consulta realizada.
Cliques: número de vezes que os usuários acessaram a uma página em seu site, selecionando os resultados da busca que esta consulta forneceu.
Posição Média: fornece de maneira rápida a informação sobre o posicionamento médio que o site está sendo exibido nos resultados da pesquisa para consultas específicas.
Além dos números de cliques e impressões, também aparece uma lista de páginas do site que é acessado a partir dos resultados de pesquisa dessa consulta.
Podemos observar claramente que o Google aumentou a quantidade de dados oferecidos e também complementou ao colocar em prática algumas medidas para fornecer informações mais detalhadas das páginas trabalhadas, facilitando bastante a metodologia para análise de posicionamento e Otimização de Sites.
E entre outras mudanças, observamos que aumentaram consideravelmente o número de consultas exibidas. Antes, a página de pesquisa só fornecia dados para as 100 consultas principais. Agora, se o seu site inclui mais de 100 consultas, novos botões aparecem na parte inferior da tabela de pesquisa mais frequentes que permitem visualizar um maior número de consultas retornadas pelo site nos resultados de busca.
Antes, se você procurava obter uma análise dos dados das pesquisas mais frequentes, você  podia baixar as informações do seu site e criar seus próprios gráficos por meio de ferramentas que dispunha. Para poupar tempo e esforço, agora, o gráfico é criado e exibido na própria página.
O gráfico sobre as pesquisas mais comuns incluem um selecionador de intervalo de datas semelhante ao oferecido na página do Google Analytics e se você quiser ver as primeiras pesquisas em seu site de uma semana específica, você pode pesquisar somente os dados para esse período de tempo.
E numa visão globalizada, o google também pensou nos sites que possuem um grande número de palavras-chaves que mudam com freqüência, para estes foi adicionado um recurso que permite pesquisar entre as buscas mais freqüentes do site e filtrar os dados exatos que estamos procurando dentro do conjunto de consultas. Quando os números de #8220;Resultados #8221;  não são visíveis quando você seleciona um país específico do menu drop-down “Todos os países ”, o número em negrito é a contagem total dos dados mostrados na tabela de consultas de pesquisa.
Com esses dados você  pode baixar uma tabela com a posição média para estas consultas.
Finalmente, uma outra funcionalidade para consultas de pesquisa foi o guia com estrela que deixou até mais #8216;bonitinha” a visualização gráfica. Ao lado de cada consulta na página de consultas de pesquisa, existe agora um ícone de estrela clicável. Você pode clicar no ícone da estrela para todos os procedimentos que são de maior interesse para você. Todas as consultas que você seleciona com a estrela serão salvas no seu guia de favoritos fornecendo uma maneira super fácil de visualizar apenas as consultas que você mais gosta de analisar. Simples e prático, não é mesmo?
Com certeza devemos agradecer por essas mudanças, porque certamente nos axiliará na análise do site e compreender melhor o posicionamento do site nos resultados de buscas e o próprio rendimento deste visando melhoras constantes. Espero que todos aproveitem essas novas funcionalidades da melhor maneira possível, e obtenham ótimos resultados.
Até a Próxima!
Como Medir e Mostrar Resultados do Trabalho de SEO
Postado por Paula Albocino na categoria Ferramentas de SEO , SEO
[14] Comentarios
O que eu mais gosto do trabalho como especialista em SEO é poder medir e visualizar os resultados. O trabalho de link building às vezes é cansativo e fica fácil perder o ânimo quando não se vê a recompensa. Em abril eu completei quatro meses na Englishtown e a mudança do tráfego gerado por busca natural e a variação da visibilidade do site, colocados em gráfico, mostram a diferença que o trabalho de SEO faz.
Para medir a visibilidade, utilizamos o software Advanced Web Rankings. O tráfego de resultados orgânicos medimos com a ajuda do Omniture. O software Advanced Link Manager nos mostra o número de links gerados. Apesar de não utilizarmos aqui na empresa, o Google Analytics é excelente e as Ferramentas para Webmaster do Google melhorou muito com as alterações anunciadas recentemente.
Toda semana eu meço a visibilidade do site e do tráfego vindo de busca natural. Coloco essas informações e o número de links em um arquivo de Excel e assim consigo gerar gráficos como esse abaixo.
NS, ou Natural Search, é o tráfego gerado por resultados orgânicos. Visibility é a visibilidade que o site tem nos três principais sites de busca para as palavras-chave determinadas. Antes de fazer o trabalho de SEO, a visibilidade do site estava em 39% e os resultados naturais geravam cerca de quatro mil visitas por mês. Hoje a visibilidade atinge 58% e o número de visitas mensais gratuitas ao site passa de seis mil.
O número de links acumulados pode ser colocado no mesmo gráfico, ou em gráfico separado. O importante é conseguir mostrar que a relação é diretamente proporcional: quanto mais links de qualidade, maior a visibilidade do site e o número de visitas não pagas.
Aqui ainda medimos quantos sites são contatados por semana e o “success rate” é a relação de número de links por sites contatados. A tendência é que com o tempo e experiência, o profissional não precise contatar tantos sites para conseguir um link.
Apesar de trabalharmos com mais de cem palavras-chave, aquelas realmente importantes são menos de dez. Antes de começar o trabalho de SEO, verifique o posicionamento das palavras-chave primárias no Google, Yahoo e Bing. Assim, fica mais fácil mostrar a variação delas com o tempo.
Também podemos apresentar gráficos mostrando o tráfego gerado por pesquisas pela marca. Se a empresa não estiver fazendo campanhas offline, o aumento da procura pelo nome da empresa pode ser atribuído ao trabalho de SEO. Afinal, quanto maior a visibilidade do site, mais conhecida a empresa.
Quando apresentar gráficos sobre tráfego, deve-se levar em conta a sazonalidade. É normal que em dezembro a procura por cursos de inglês caia muito e em janeiro volte a crescer. Lembre-se desses fatores se tiver que justificar grandes quedas de tráfego e, se achar importante, compare os números desse ano com os dos anos anteriores.
Se você estiver criando campanhas no site ou for responsável pela criação do conteúdo, acompanhe também as taxas de conversão e as de rejeição. Se as taxas de rejeição forem altas e a conversão não estiver acompanhando o crescimento do tráfego, verifique as palavras-chave, a usabilidade do site e faça os ajustes necessários.
Mantenha tudo arquivado, inclusive o endereço de todos os sites com os links que conseguiu gerar. Recentemente eu fui questionada por que uma das páginas internas não estava melhorando de ranking. “Tem certeza que você esta fazendo link building para páginas internas?”, perguntou-me um dos gerentes. Eu tinha arquivado todos os sites com links para páginas internas e foi fácil mostrar meu trabalho. Ele estava certo em questionar, logo a página ganhou ranking e gerou resultado duplo para uma das nossas principais palavras-chave, como mostrado abaixo:
Dizem que o pessoal de vendas da empresa traz o dinheiro e o de marketing gasta. Prove ao CEO da sua empresa ou ao seu cliente que o seu trabalho gera lucro. Crie relatórios semanais, mensais, quadrimestrais, anuais e mostre, sempre que tiver oportunidade, a diferença que o trabalho de SEO faz.
Paula Albocino trabalha como especialista em SEO para Englishtown. Assina o blog http://palbocino.wordpress.com Twitter:@palbocino
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